As peles oleosas têm poros dilatados porque produzem uma quantidade excessiva de sebo. Esta é uma das características das peles oleosas. Esse excesso de óleo acumula-se nos poros, misturando-se com células mortas e impurezas, o que pode levar à obstrução e consequente dilatação.
Além disso, há outros fatores que contribuem para este fenómeno:
- Hiperatividade das glândulas sebáceas – Quando a pele produz demasiado sebo, os poros precisam de se expandir para o libertar.
- Acumulação de impurezas – O sebo em excesso pode misturar-se com resíduos e células mortas, provocando obstruções que alargam os poros.
- Perda de elasticidade da pele – Com o tempo, a pele perde colagénio e elastina, o que dificulta a retração dos poros.
- Fatores genéticos – A tendência para ter pele oleosa e poros dilatados pode ser herdada.
- Exposição solar – O sol danifica as fibras de suporte da pele, tornando os poros mais visíveis.
- Acne e inflamação – Quando há inflamação constante, os poros podem expandir-se e, se a pele não recuperar bem, acabam por ficar dilatados de forma permanente.
Dicas para peles oleosas
1. Lave o rosto várias vezes por dia, conforme a quantidade de óleo produzido, com sabonete de Argila Verde, alterne com sabonete de Alcatrão e Enxofre. Isso irá controlar a oleosidade, fazer uma micro esfoliação e consequente aglomeração de bactérias que provocam acne.
2. Faça uma mistura de 10ml de óleo de amêndoas doce com 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree. Passe esta mistura após lavar o rosto, pelo menos de manhã e a noite.
3. Retire da sua alimentação ou diminua o consumo de leite e derivados, pão, enchidos e alimentos excitantes tais como: Chocolate, café, bebidas gasosas, energéticos, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário