segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Elefantíase ou Filariose

 


 

Elefantíase ou Filariose

A elefantíase é uma doença parasitária, causada principalmente pelo parasita Wuchereria bancrofti, que afeta os vasos linfáticos, causando sua inflamação, e resultando em obstrução do fluxo de linfa, o que leva ao acúmulo de líquido e inchaço em alguns órgãos, como braço, testículo, no caso dos homens, e pernas, principalmente.

A elefantíase, também chamada de filariose, é transmitida através da picada do mosquito Culex sp., conhecido como mosquito palha ou pernilongo, que é capaz de transportar as larvas do verme, e depositar a larva na corrente sanguínea durante a picada.

O tratamento da elefantíase deve ser indicado pelo infectologista ou clínico geral, sendo normalmente recomendado o uso de antiparasitários, com o objetivo de eliminar o parasita.




Sintomas de elefantíase

Os principais sintomas de elefantíase são:

  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar geral;
  • Abscesso, inchaço ou dor no local da picada;
  • Caroço no local da picada;
  • Dor muscular;
  • Intolerância à luz;
  • Reações alérgicas;
  • Asma;
  • Comichão pelo corpo;
  • Pericardite;
  • Aumento dos gânglios linfáticos;
  • Inchaço dos membros, como pernas, braços, mamas, testículo ou saco escrotal;
  • Inflamação dor ou inchaço nos testículos (orquite), cordão espermático (funiculite) ou ductos espermáticos (epididimite), em homens.

 

Os sintomas de elefantíase podem surgir após vários meses da infeção pelo parasita e acontecem devido ao desenvolvimento e espalhamento das larvas do parasita pelo organismo. 




Após meses ou anos, caso a filariose não seja devidamente tratada, a presença das filárias adultas na circulação faz com que se formem cicatrizes e haja obstrução dos vasos linfáticos, o que impede o fluxo de linfa e resulta no acúmulo deste líquido nos membros afetados, causando inchaço crônico e espessamento da pele, o que dá o aspeto semelhante ao de um elefante, que origina o nome da doença.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da elefantíase é feito pelo infectologista ou clínico geral através da observação dos sinais e sintomas apresentados, além de ser necessário para confirmar o diagnóstico a realização de exames de sangue que ajudam a identificar o parasita ou a resposta imunológica do organismo.

A coleta do sangue deve ser feita preferencialmente à noite, pois há maior quantidade de parasita na circulação nesse período, facilitando o diagnóstico.

O diagnóstico nem sempre é feito nas fases iniciais da doença, isso porque a doença evolui muito lentamente ao longo dos anos, havendo constante multiplicação e espalhamento do parasita no organismo, podendo levar ao aparecimento de sinais e sintomas de outras doenças.

Em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia para remover os restos de vermes adultos e as calcificações no sistema linfático, o que melhora a drenagem linfática, diminuindo os sintomas da elefantíase.

Além disso, a cirurgia é recomendada para o tratamento do acúmulo de líquido no saco escrotal, ajudando a aliviar a dor e o inchaço.

Para o tratamento da elefantíase nas pernas, pode também indicar elevar as pernas ou usar meias elásticas de compressão e drenagem linfática manual.

domingo, 29 de outubro de 2023

Terapias Integrativas

 


O que é Terapia Integrativa?

Terapias integrativas são recursos terapêuticos com técnicas e métodos naturais que buscam melhorar a saúde e o bem-estar físico, assim como ajudar a pessoa a encontrar um equilíbrio físico e emocional e um estilo de vida mais saudável.

Como seres integrais que somos, devemos buscar tratamentos que abranjam essa plenitude e que não visem apenas corrigir um problema de forma isolada. 

As terapias integrativas atuam de forma complementar aos tratamentos tradicionais e são boas opções para tratar e reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse, assim como ajudar no alívio de dores musculares e articulares, melhorar a circulação sanguínea e a qualidade do sono, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no controle de doenças autoimunes e crônicas.

As terapias integrativas são um conjunto de práticas terapêuticas que visam tratar o indivíduo de forma integral, ou seja, levando em consideração o seu bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.

Essas terapias são baseadas em abordagens complementares à medicina tradicional, e podem ser utilizadas tanto para prevenção quanto para tratamento de doenças.

Por muitos anos, terapias integrativas foram desacreditadas pela medicina convencional, porém, atualmente, com diversos estudos comprovando sua eficácia para o bem-estar geral das pessoas, têm sido cada vez mais indicadas por médicos tradicionais.

Em outras palavras, são terapias alternativas e naturais que visam integrar e complementar o tratamento convencional, auxiliando a pessoa a se manter saudável.

 

Quais são os seus benefícios das terapias?

Diferentemente da medicina convencional, que muitas vezes se concentra apenas nos sintomas e na doença em si, as terapias integrativas buscam tratar o indivíduo como um todo, com a intenção de promover o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e espírito.

 

Entre os principais benefícios das terapias integrativas, podemos destacar:

 

melhora do sono;

diminuição da dor e da inflamação;

redução do estresse e da ansiedade;

fortalecimento do sistema imunológico;

melhora da qualidade de vida de forma geral.

Além disso, essas terapias podem ajudar no tratamento de diversas condições de saúde, desde dores crônicas até transtornos emocionais e psicológicos.

As terapias integrativas também têm a vantagem de serem menos invasivas e apresentarem menos efeitos colaterais do que muitos tratamentos convencionais, o que as torna uma opção interessante para pessoas que não se adaptam bem a medicamentos ou que preferem abordagens mais naturais e menos agressivas.

 

Existem diversos tipos de terapias integrativas.

 

Fitoterapia/Suplementação/Dietética

A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratar doenças e promover a saúde e vem sendo utilizada há milhares de anos em diversas culturas ao redor do mundo. Ela é considerada uma das formas mais antigas de medicina.

O tratamento pode ser utilizado para tratar uma ampla variedade de doenças e condições, como resfriados, gripes, ansiedade, insônia, etc.

 

Magnetoterapia

Utiliza campos magnéticos para tratar doenças e promover a saúde, e é baseada no uso de campos magnéticos de baixa intensidade, que podem estimular a regeneração celular, reduzir a dor e inflamação, e melhorar a circulação sanguínea.

A magnetoterapia pode ser utilizada por meio de aparelhos específicos, como mantas e colchões magnéticos, ou através da aplicação de ímãs em pontos específicos do corpo.

 

Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma terapia que utiliza a pressão em pontos específicos da orelha, sendo baseada na ideia de que a orelha é um microssistema que reflete o estado de saúde do corpo como um todo.

 

Pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de doenças e condições, tais como dores crônicas, ansiedade, depressão ou problemas respiratórios.

Dos tipos de terapias integrativas a auriculoterapia é uma das técnicas mais utilizadas no atendimento da população.

 

Ventosaterapia

A ventosaterapia utiliza copos de vidro ou acrílico para criar vácuo sobre a pele, estimulando a circulação sanguínea e promovendo a liberação de toxinas, sendo frequentemente utilizada para aliviar dores musculares, inflamações, sinusite, asma, entre outros problemas de saúde.

 

Moxabustão

Utiliza a queima da erva artemísia para estimular pontos específicos do corpo, promovendo a circulação sanguínea e a regeneração celular. É amplamente utilizada na medicina tradicional chinesa para tratar dores crônicas, problemas de digestão e depressão.

 

Aromaterapia

A aromaterapia utiliza óleos essenciais de plantas para tratar doenças e promover a saúde, sendo baseada no uso de aromas específicos, que podem estimular o sistema nervoso, promover a relaxação, melhorar o humor.

O seu tratamento se dá por meio de massagens, banhos, inalação, difusores de óleo, entre outros.

Spiral Tape

Esta técnica também é conhecida como Esparadrapoterapia, consiste em colocar num ponto de acupuntura ou de dor um tape em forma quadriculada, tomando por si as teorias da Kinesiologia.

 

Reflexologia Facial

Técnica milenar onde os reflexos dos órgãos estão mapeados no rosto. Também é uma técnica de diagnóstico natural os quais indicam disfunções orgânicas.

 

Alinhamento dos Chacras

Os chacras são vórtices de entrada e saída de energia do corpo. Usamos para tratamentos emocionais e físicos, pois cada chacra tem sua ligação íntima com os órgãos do corpo.

 

Radiestesia Clínica

Radiestesia é uma pseudociência que consiste em diagnosticar qualquer transtorno através da frequência emitida por cada órgão específico.

 

Cone Auricular

Muito difundido para limpeza do ouvido interno, tem também propriedades curativas de transtornos e disfunções do trato respiratório e não só.




quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Queda de Cabelo

 



‼️SILÍCIO e a QUEDA DE CABELO ‼️
🌺Após os 30 anos, os níveis de silício decrescem progressivamente e devem ser repostos.

🌺A sua reposição , através de suplementação alimentar, é essencial para promover a regeneração dos tecidos danificados, para evitar a degradação das membranas celulares, atrasar o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce. O SILÍCIO é fundamental para revitalizar ossos, cabelo e unhas.

🌺O SILÍCIO é o constituinte estrutural da elastina, do colágeno, das proteoglicanas e das glicoproteínas endógenas, que formam as estruturas de sustentação da pele. O que leva a que seja de extrema importância na alopecia (queda de cabelo), pois estimula a reposição de cabelos mais espessos e resistentes

🌺A presença de SILÍCIO no bulbo capilar possui acção anti-queda fortalecendo o fio de cabelo e, ainda, uma com acção anti-idade complementar.

🌺O SILÍCIO orgânico intervém na manutenção e conservação da estrutura do folículo piloso, diminuindo sua queda.
🌺A toma deve ser diária e continuada de pelo menos 4 a 6 meses

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Quando seu Fígado pede ajuda


Sente-se cansado, exausto, desanimado, sem vontade de fazer as atividades básicas do seu dia-a-dia, frustrado, apático, acorda cansado, tem dificuldade em adormecer ou dorme mal? Tem alguma tendinite, visão embaçada ou turva e unhas fracas? Seu colesterol está alto, tem dificuldades nas suas digestões, abdomén inchado, edemas generalizados, dores nas pernas, dificuldade de atenção e memória fraca?
Pode ser que haja algum problema com seu fígado e estes sintomas devem ser tratados o mais rápido possível.
O fígado é o órgão responsável por filtrar o sangue, eliminar toxinas, processar as gordura e transformar em energia.
Também é responsável por manter tendões, olhos e unhas saudáveis.
Upgood Alcachofra é um potente desintoxicante hepático que irá ajudar nos sintomas indesejados provocados por acúmulo de toxinas no fígado.

 

Galeria de Fotos Terapias Integrativas
























 

Síndrome Pés, Mãos e Boca

  O que é o síndrome mão-pé-boca? A síndrome mão-pé-boca é uma doença infecciosa comum que ocorre na maioria dos casos em crianças, podendo ...