Bétula
As folhas de bétula são indicadas como depurativo em doenças bacterianas e inflamatórias das vias urinárias eferentes. A sua utilização é também muito positiva no tratamento das pedras de rim, assim, as folhas de bétula têm um efeito preventivo no aparecimento dos cálculos renais.
As folhas de bétula são diuréticas. Em experiências realizadas, foi possível comprovar claramente que o aumento da urina depende da quantidade flavonoides que contenham. O dito efeito é conseguido ao inibir a enzima que habitualmente regula a formação da urina. É possível que o potássio que as folhas de bétula contêm contribua para o efeito observado.
As folhas dissecadas e os seus preparados (sobretudo os extratos secos e aquoso-alcoólicos) são utilizados com fins medicinais. Os principais ativos mais importantes das folhas de bétula do ponto de vista farmacológico são os flavonoides, os triterpenos, as saponinas, os princípios amargos, os taninos e o óleo essencial.
Por via oral, utiliza-se para depurar o sangue no decorrer de curas de primavera em casos de gota e reumatismo. O seu uso tópico serve para combater a alopecia e a caspa.
Segundo uma antiga tradição originária do norte da Itália, a artrite ou o reumatismo cura-se dormindo em sacos cheios de folhas de bétula ou tomando banho com folhas desta árvore. Na Finlândia golpeiam-se as costas com finos ramos de bétula durante a sauna, enquanto se transpira. Com esta técnica estimula-se a irrigação sanguínea da pele e o metabolismo cutâneo
Sem comentários:
Enviar um comentário