Drenagem Linfática Manual é um tipo de massagem específica, com objetivo de captar líquidos residuais, que estravazam nos espaços celulares (interstício) e recolocar dentro dos vasos linfáticos e venosos.
Esta massagem possui movimentos lentos, suaves e ritmicos, seguindo o trajeto do sistema linfático.
Existe vários métodos de DLM, sendo que o mais conhecido é sem dúvida o original, VODDER.
Método Vodder - Desenvolvido pelo médico Dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder e, 1932. É o método que originou todos os demais métodos existentes.
Método Leduc - O médico Albert Leduc foi aluno de Vodder e aperfeiçoou o método original, introduzindo, entre outros aspectos, a drenagem reversa.
Método Godoy e Godoy - Os médicos José Maria Pereira de Godoy e Maria de Fátima Guerreiro Godoy, trazem uma nova abordagem para a DLM, ao substituir os movimentos circulares e semicirculares por movimentos lineares, porém o método é embasado no original Vodder.
Método Ganância - Associa o método de DLM com alongamentos e pressão no seu movimento
Método PROPELI - Produção periférica de Linfa - Método estudado pelo Prof Rubens Balestro, no qual entre outros aperfeiçoamento, introduziu manobras de mobilização articular, seguindo o movimento natural da linfa sobre os linfonodos.
Os demais métodos, que surgiram nas últimas duas décadas, não possuem embasamento científico, não sendo aceitos como métodos de tratamento.
Para saber se uma DLM está a ser feita de acordo com o método escolhido pelo profissional, basta tirar a tensão arterial do membro em questão antes e depois do tratamento.
A tensão arterial na região, tende a se elevar devido à movimentação da própria circulação sanguínea.
Sem comentários:
Enviar um comentário