GORDURA SUBCUTÂNEA (LOCALIZADA)
Conhecida comumente como gordura localizada nada mais é do que o espeçamento da camada adiposa, localizada na hipoderme.
Esta camada de gordura (adiposa) abdominal, tem várias funções entre elas: termorreguladora da temperatura corporal e protetora contra choques, dos órgãos internos.Conforme nossos hábitos alimentares esta camada pode dobrar ou triplicar seu volume, tornando-se mais espessa.
GORDURA VIsCERAL
A gordura visceral é aquela que envolve os órgãos do abdômen, sendo altamente associada a um maior volume nesta região, e de maior risco para a saúde por atrapalhar o funcionamento dos órgãos como o seu acúmulo no fígado (esteatose) favorecendo a liberação de proteínas inflamatórias e o desenvolvimento de doenças.
MASSAGEM ESTÉTICA NA GORDURA LOCALIZADA
A massagem estética ou qualquer outro tipo de tratamento para redução de gordura, atua apenas na camada de adipócitos localizados na hipoderme e nunca na gordura visceral, visto que são basicamente tipos diferenciados de gordura, além da localização de cada uma.
É muito importante quelquer tipo de tratamento estético no combate à gordura localizada, seja ele qual for. Também é de suma importância alternar os vários tipos de aparelhos mecánicos com massagens manuais como turbinada, ventosas, bamboos, pantalas, etc., para alcançar melhores resultados.
Já na gordura visceral, nenhum tipo de tratamento estético irá alterar ou reduzir seu volume. É necessário para tal exercícios físicos regulares e manutenção de uma alimentação balanceada, além da introdução de nutracêuticos (suplementos) com potencial para agir regulando o metabolismo de gorduras.
Visto que ambas as gorduras são falhas evidentes do metabolismo, é muito importante aliar todos os métodos disponíveis para tratamento.
Também é importante que o terapeuta ou técnico responsável individualize os tratamentos, uma vez que um tipo de tratamento pode não surtir efeito em todos os pacientes.
A Estética, Nutrição e outras profissões que atuam na área, devem visar primordialmente a medicina integrativa.
Finalizando, a Gordura, seja ela subcutânea ou visceral não é apenas um problema estético, mas sim médico, que deve ser estudado cada caso como único e não generalizar como se faz no momento. O que pode ser bom para alguns, pode não ser para outros.
Sara Lima, licenciada em química e bioquímica, naturopata